PERFIL DOS ESTUDANTES
A maioria dos alunos vivem de forma precária em condições financeiras ruins e sobrevivendo dos programas sociais do governo e da prefeitura, não há ofertas de emprego para a população, sendo a prefeitura municipal a principal fonte de emprego e renda do município, atualmente foram abertas algumas frentes de trabalho com carteira assinada para construção de três escolas de grande porte, com proposta de ensino integral planejada e idealizado pela atual prefeita Sr. Msc. Rilza Valentim e pelo secretário de educação Eliezer de Santana Santos.
As condições de moradia são razoáveis, infra-estruturas no geral de médio para ruim, percebe-se que as famílias possuem nível educacional baixo, a religião predominante dos alunos é a católica com um número crescente de evangelicos, porém, afirmam serem não praticantes, há muitos evangélicos também. O esporte mais praticado é o futebol, apesar da secretaria de esporte oferecidos outras modalidades como: o karatê, judô, vôlei, basquete..etc. Percebe-se uma deficiência muito grande no que diz respeito ao lazer dos alunos por não existir opções para tal.
Devido ao baixo nível educacional na qual proporciona uma estagnação cultural da população desenvolvendo nos alunos (principalmente nas crianças e adolescente) muitos problemas de ensino aprendizagem que são refletidos nos altos índices de reprovação e nos resultados medidos pelo governo federal através dos resultados do IDEB (2,4 em 2009).
Em investigações efetuadas pelos orientadores educacionais da Unidade Escolar percebeu-se que poucos alunos demonstram seus anseios e não tem projeto de futuro, a maioria não reconhece a educação formal e o enriquecimento cultural como meio de mudança de sua situação sócio-econômica. É demonstrada uma dificuldade muito grande com a afetividade e no uso do bom senso em situações de conflito, onde estes não conseguem conter seus impulsos que geralmente são de agressividade e descontrole emocional, nestes casos são encaminhados para orientação.